segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Qual a capacidade do seu crânio?

Com certeza alguma vez na vida você já foi chamado de cabeção. Cuidado! Se a sua capacidade craniana não estiver nos padrões dos homens (homo sapiens sapiens) você será certamente um perfeito objeto de estudos. Ainda mais agora que já existem dúvidas sobre o processo de evolução dos sapientes.

Novos fósseis indicam que o homo erectus pode não ter evoluído do homo habilis, como acreditava-se. Dessa forma, o que garante que não existem alguns homo sapiens andando ao lado de homo sapiens sapiens por aí? HA HA! Eu iria mais longe, tanto nas afirmações, quanto na cronologia. Acredito que os "hominídeos" que circulam por aí não passam de australopithecus com o crânio um pouquinho mais desenvolvido (os australopithecus tinham cerca de 700cm³ de capacidade craniana, enquanto os homos duplamente sapientes possuem cerca de 1400cm³).

Então surge a pergunta: Será a capacidade craniana proporcional à inteligência humana? A maquininha na qual registro esse texto tosco comprova isso. Mas às vezes, me parece que a nossa tal capacidade craniana é inversamente proporcional a tantas outras atitudes que deveriamos tomar além de tentar criar chip, chip e chip.

Me empolguei escrevendo porque quase pulei de alegria ao perceber que a cadeia evolutiva que ralei pra estudar no semestre passado em antropologia não é mais a mesma. Aff... haja cabeça! ^^'
Notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u318721.shtml

2 comentários:

Bella disse...

Se a capacidade craniana estiver completamente ligada a inteligência como um todo, conheço umas pessoas que fogem a regra...rsrrss
Volte sempre no meu cantinho!!

Unknown disse...

Como não sei o que é australopithecus...O posto não fez tanto sentido para mim, ou eu sou burra, mas pequena a minha cabeça não é...


Isso é bom né??

Rs


Passa lá no meu
Bju